Parceiros

Animes Media PORTAL POKEMONGO -

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Curiosidades #8: Animes Bíblicos




Sim, eles existem.

A algum tempo eu tinha parado para pensar se realmente existiam animes baseados na bíblia ou em conceitos do cristianismo, na época achei pouco provável pela divergência de cultura e religião, mas recentemente enquanto pesquisava sobre a história dos animes e mangás encontrei algumas referencias de histórias bíblicas nos animes e vou falar um pouco sobre elas nesse post.


Provavelmente o anime cristão mais conhecido aqui no brasil se chama Superbook (Anime Oyako Gekijo), muito por conta de sua exibição ter sido feita pela Rede Record e Rede Vida, isso me fez lembrar de já ter assistido algo do tipo quando era criança mas não tenho a certeza de se tratar dessa obra, a série foi produzida em 1980 pela Tatsunoko em parceria com uma emissora americana Christian Broadcasting que pelo nome deve tratar de temas bíblicos e cristãos, na história um garoto encontra um livro mágico chamado de "super livro" ou "grande livro" e esse livro manda ele, seu robô de brinquedo e sua amiga  para o passado na época dos primeiros eventos do antigo testamento que vai do banimento de Adão e Eva até o nascimento de Jesus Cristo, recentemente uma versão em 3d da séria foi feita e adquirida pelo canal SBT que foi ou está sendo exibida no sábado animado.

O anime não fez tanto sucesso no Japão que para mim se deve a motivos de religião já que a maioria dos Japoneses são xintoístas, budistas ou ateus, mas quando chegou ao ocidente a obra rendeu muito dinheiro para a Tatsunoko, dezenas de países se renderem ao anime que na época lotava as lojas de artigos religiosos e devido a essa boa aceitação aqui no ocidente foi feita uma continuação da história em 1993 intitulada "pasocon travel tanteidan" que visava em maioria o público católico, a história tem como mudança a entrada do irmão mais novos de um dos protagonistas da série original que agora estão mais velhos.





Além de Superbook existem outras adaptações de histórias bíblicas para os animes, uma delas foi criação de Osamu Tezuka considerado o "Deus" dos mangás, essa série conta com 26 episódios e foi produzida pela NTV em conjunto do canal italiano RAI com o nome in the beginning: The Bible Stories (Tezuka Osamu no Kyuuyaku Seisho Monogatari) nela as principais histórias do antigo testamento são narradas, foi exibido em 1992 na Europa e em 1997 no Japão.




Se tratando de obras mais recentes temos uma produção de 2011 feita em comemoração a semana santa do Studio 4°C que fez um curta animado baseado no filme de 1979 intitulado My last day (Meu último dia), o anime mostra a crucificação de Jesus cristo pelo ponto de vista de um ladrão que também iria ser crucificado, o roteiro de produção foi feito por Barry Cook, diretor de animação o filme Mulan.


Acredito que tenham mais obras desse tipo, mas essas são as que mais merecem destaque por serem mais conhecidas e melhor produzidas, espero que tenham gostado e deixem seus comentários.

Robert Web Developer

Tenho 16 anos gosto muito de cultura Japonesa Animes,Mangás e Visual Novels,nas horas vagas (que são mais do que eu gostaria que fossem) gosto de postar em meus blogs,praticar algum esporte ou sair com meus amigos,sou bom aluno (nem tanto),enfim esse sou eu.

Um comentário:

  1. Nem sabia que existia anime cristão, e olha que eu acompanho animes kkk
    Jesus amado!
    Forte abraço, obrigado por compartilhar conosco!

    ResponderExcluir